Adestramento de Cães

Posso eu mesmo Adestrar meu cão?

Quando muitos tutores adquirem um cachorro, seja ele de raça pura ou vira-lata, eles desejam treiná-lo. A notícia boa é que isso é perfeitamente possível. Com algum treinamento, você mesmo poderá ensinar alguns  truques e obediência ao seu pet, facilitando as tarefas diárias.

Porém, isso demanda tempo e a paciência do tutor, bem como as noções e estratégias mais apropriadas para se adestrar um cão. Pois se não tiver noções de psicologia animal, poderá cometer erros e acabar por culpar o animal e, fazendo isso, o resultado será negativo.

Pensando nisso, criamos este artigo para ser de ajuda aos que desejam entender como é o funcionamento do adestramento canino, qual é o momento ideal para o treinamento, os benefícios e quais as dicas principais para que seu pet responda aos seus comandos. Vamos lá!

O que é Adestramento?

O treinamento é projetado para ensinar disciplina animal por meio de treinamento regular. Muitas pessoas que desejam possuir um animal bem-educado adotam técnicas básicas de obediência, como dar patadas, sentar e deitar. No entanto, a disciplina também se aplica a situações mais específicas, como os cães policiais, que são treinados para farejar vestígios de drogas e proteger e vigiar os humanos.

Para que o adestramento de seu cão seja bem sucedido, fazendo melhorar o um comportamento indesejado, é preciso que o adestrador tenha paciência e perseverança. Cada raça possui suas próprias características e ritmo de aprendizado. Realize os passos do adestramento aumentando a dificuldade dos comandos de forma gradual. A cada comando correto, faça um carinho e dê um petisco como prêmio. Dessa forma, o pet irá associar o comando a algo agradável. Nunca ralhe com o cão, caso ele não realize uma ação que foi solicitada.

Quais são os benefícios do treinamento para animais?

Algumas pessoas acham que o adestramento faz os cães ficarem “robotizados”, tirando a “naturalidade” dos cães. Mas, nós devemos compreender o que quer dizer “ser natural” para os cães e acabar com o mito de que o adestramento faz o cachorro ficar como uma espécie de robô. Para fazer o cão conviver bem em sociedade, devemos controlar seus comportamentos naturais, ensinando-o  que, da mesma forma que na natureza, fazendo parte da matilha, existem regras que devem ser  cumpridas dentro de nossa casa.

O adestramento também beneficia o animal por meio da prática de exercícios físicos, que auxiliam a concentração e melhora a qualidade de vida do cão. Isso ajuda a fortalecer a amizade e a compreensão da comunicação física entre tutor e o animal de estimação.

Quais são os momentos mais propícios para adestrar um cão?

O adestramento dos cães não irá depender da idade do cão. Os filhotes já começam a aprender logo que começam a interagir com o ambiente e com seus tutores. Em animais mais velhos ou mesmo idosos, o adestrador poderá gastar mais tempo até obter resultados satisfatórios.  Embora não seja uma regra a seguir, filhotes com cerca de 6 meses, já poderão iniciar seu adestramento.

Caso você ache que não tem jeito para adestrador, contrate um profissional bem avaliado para educar seu pet. É claro que, fazendo assim, você perderá momentos de satisfação, ao ver que seu animalzinho começa a responder seus comandos.

Como Adestrar um Cão?

Pronto para aprender a treinar seu cachorro em casa? Então confira abaixo as principais dicas que separamos para você!

Ensinar a Sentar

Uma das reações naturais de um cão é sentar e esperar pela comida. Então, dê algumas guloseimas para ele se familiarizar, coloque na mão dele e deixe o animal cheirá-lo. Se ele se sentar, recompense-o com uma guloseima e palavras de incentivo.

Se a cena não é tão simples e os animais não conseguem senti-la, existe outro jeito. Com o bife em mãos, segure a recompensa na nuca do cachorro e deixe-o acompanhar a ação e senti-la.
No entanto, alguns cães podem ainda não compreender esta ação. Neste caso, você pode empurrar suavemente o peito e pressionar as costas ao mesmo tempo para fazer o cão sentar e depois recompensá-lo.

Ao longo do processo de treino, não se esqueça de repetir o comando requerido com movimento, neste caso a palavra “sentar”.

Instruções para dar a pata

Este é um dos tipos de treinamento que muitos desejam no treinamento de seus cães. Para orientá-lo, esconda o aperitivo em uma das mãos e deixe-o cheirar. Quando ele estender a pata para pegar uma guloseima, diga uma palavra de incentivo e dê a guloseima.
Ensinar a estender a pata exige paciência e, mesmo que o animal demore um pouco para aprender, não se deve julgar ou brigar porque, como outros treinos, esse é um processo demorado.

Ensinando a Deitar

Segure o starter na frente do nariz dele com uma das mãos e abaixe-o até o chão para que ele siga o gesto e coloque os cotovelos das patas dianteiras no chão. Ao dar um comando, diga uma palavra-chave como deitar e dar uma guloseima.

Treinando a Ficar

Prenda a atenção do cachorro e faça  ele ficar na mesma posição sem mover. Depois, estenda a palma da mão e fale o comando “fica” e afaste-se lentamente, repetindo o comando para que ele entenda que deve ficar parado. Se ele se mover e tentar segui-lo, mande ele voltar ao início e repita o processo.

Quais os impactos das recompensas e repetição no adestramento de cães?

Afagos, recompensas e palavras positivas são poderosas aliadas na hora de treinar um cão, pois o cão se sentirá encorajado e sua atenção estará totalmente voltada para o dono. Os lanches também podem ajudar e, para quem tem casos de obesidade, os grãos da própria comida podem ser usados ​​como lanche. A linha natural de petiscos pode ser uma ótima forma de recompensar o seu cão pelo bom comportamento, pois além de conter ingredientes naturais, é um alimento totalmente semiúmido, de ótima digestão e disponível para venda online.

Porém, vale ressaltar que as recompensas devem ser rápidas, como elogios breves e petiscos bem pequenos, para que não haja necessidade de parar e se distrair do treino.
Processos repetidos também são importantes para que o cão entenda e aprenda as necessidades do dono, mas o tempo de treinamento deve ser curto e deve haver intervalos de descanso para evitar que o cão fique cansado e perca a concentração.

Embora o tempo varie dependendo da especificidade de cada caso e do comprometimento do dono, em cerca de quatro meses o animal pode ser levado a reconhecer e obedecer a comandos simples. O adestramento é importante para a saúde do cão, pois, além de obedecer ao seu tutor e se tornar um companheiro mais próximo, ele consegue se socializar melhor com outras pessoas e cães, tornando os passeios prazerosos.

Você poderá Gostar Também:
Melhores Raças de Cães para Apartamentos
10 Mandamentos da Adoção Responsável de Cães
10 Maiores Problemas de Comportamentos dos Cães
10 Doenças Comuns em Cães – Como Identificar e Prevenir

share

NOSSO BLOG