Adestramento de Cães

Como ensinar seu Cão a Passear?

Essas dicas podem te ajudar!

Treinar seu cachorro a passear com você sem ficar puxando a guia, é algo deveras frustrante para muitos donos de cães e é o motivo para muitos cães ficarem sempre presos. Fazer o cachorro acompanhar seu passo é algo que pode ser realizado através de métodos de ensino por estímulos positivos. Mesmo cães adultos que estão acostumados a ficar puxando as guias, podem ser treinados a não mais fazê-lo.

Os Motivos

Porque muitos cães ficam desesperados ao sair para a rua? Será que é porque ele quer ser seu líder ou algo assim? Não, ele não quer ser líder da matilha ou ser o macho alfa. Sabe dizer o motivo? Simplesmente, os cães amam estar ao ar livre, ter espaço para correr e brincar, explorar o ambiente. É o momento que ele fica esperando todos os dias e, quando este dia chega, eles ficam super excitados e por isso, o desespero de ficar puxando a guia.

Visto que o extinto dos cães é o de correr o tempo todo e ficar farejando o ambiente, andar calmamente ao lado dos donos é um grande desafio para eles e requer muito autocontrole para nossos amigos peludos. Os cães puxam com força a guia o tempo todo, devido a estarem com muita energia para para gastar e muito ansiosos em passear. Então, será preciso que você gaste pate dessa energia, caso contrário, será mais difícil para que se cão fique sob controle durante o treino.

Ter confiança é muito bom. Sendo assim, mantenha sua confiança em alta nos momentos em que for treinar seu pet, pois eles conseguem perceber quando estamos sem confiança ou com medo ou sem atenção. Então, se você acredita que não terá condições de se dedicar ao treinamento, peça ajuda de um profissional. Aqui você poderá encontrar vários adestradores de cães.

Para poder ensinar seu cão a se comportar de maneira a não ficar puxando a guia, você deverá ter em mãos uma certa quantidade de petiscos que seu cão gosta muito. Ao inciar o treino, procure não correr, mas também não ande devagar demais. Comece com um passo mais depressa do que o normal. Se seu cão trotar e não correr, ele terá menos distrações com as coisas que acontecem a sua volta.

Para as mulheres, se seu cachorro é muito mais forte para você e ainda não começou a treiná-lo, por estar com medo e não ter forças e ser derrubada, existem acessórios que podem ajudá-la. Coloque em seu cão, a coleira tipo peitoral com argola na frente, que é a ideal para esse caso, pois, além de distribuir melhor a pressão pelo corpo do, evita ainda que o cão puxe a coleira.
Finalmente, caso você deseje que seu cachorro fique tranquilo quando for sair com ele, você precisará andar com ele alguns minutos antes de sair de casa. Se quando seu cão percebe que é hora de sair e começar a se agitar, latir sem parar, começa girar ou fica saltando, ignore-o e não faça nada, e fique parado sem olhar para ele.

Fique em silêncio e nem faça nada até que ele se acalme. Logo que ele ficar mais calmo, sem se agitar, aproxime-se lentamente e coloque a coleira. Se em seguida voltar a ficar agitado, volte a ficar imóvel se olhar para ele, recue a coleira e espere novamente que se acalme. Volte a tentar colocar a coleira novamente. É preciso ter paciência até que seu cão permaneça parado. Você deverá repetir quantas vezes for preciso, até você conseguir colocar a coleira nele. Esse é o primeiro passo para que você consiga ter o controle sobre seu cachorro.

Como Fazer com seu cachorro a fique puxando a guia?

Agora, vamos aos métodos para ensinar se cão a andar tranquilo com você em seus passeios.

1 –  Método do Pare e Siga.

Esse método requer que você já tenha ensinado o seu cachorro a sentar.
Nesse método, faremos da seguinte forma: assim que seu cão comece a puxar a guia, (Pare) aí você deve parar e esperar. Logo em seguida, na hora que ele parar de puxar a guia, deixe-a mais frouxa – é bem provável nesse momento que ele fique te olhando como que diz “por que paramos?” – aí dê o comando para ele sentar e ofereça um petisco (Siga) – entendeu? É muito parecido quando estamos no trânsito.

2 – Método da recompensa.

Comece com o seu cachorro do seu lado esquerdo. Peque vários petiscos com sua mão esquerda e coloque-a bem em frente ao focinho do seu cão e diga “Vamos!” e caminhe normalmente. De vez em quando, vá dando os petiscos (de preferência cortados em pedaços bem pequenos) e sempre elogie-o por estar fazendo o treinamento do jeito esperado. Você vai precisa de vários petiscos para esse método, então mantenha seu bolso bem cheio ou carregue uma pochete cheia dos petiscos mais deliciosos do mundo. Seguindo esses dois métodos e essas dicas as chances do seu companheiro de patas aprender a não puxar a guia fica muito maior!

Leia também:

Como Criar um Pet no Apartamento?
Algumas Estratégias para Atrair Clientes para seu PetShop
O Cão que Promoveu a Causa dos Direitos do Animas

share

NOSSO BLOG