Comportamento de Cães

10 Maiores Problemas de comportamento dos Cães

Muitos especialistas em comportamento animal conhecem os comportamento mais comuns cães fazem, porém alguns podem se perguntar qual o motivo dos cães se terem certos comportamentos, senso os mais comuns latir, mastigar, morder, pular e outros, que costumam não ser desconsiderados por seus tutores.

Talvez você tenha começado a cuidar de um cachorro há pouco tempo e está em busca de informações de como pode lidar com os problemas dos modos dele. Compreender os problemas mais comuns de seu cão é o primeiro passo para resolve-los ou preveni-los. Tal conhecimento amplo sobre como seu cão se comporta, irá ajudá-lo a lidar ou evitar que seu cão apresente estes comportamentos. .

1.Latir

A maioria dos canídeos latem, uivam e choram maior ou menor grau. O latir em excesso é visto como uma alteração de comportamento e que muitas vezes é o motivo para desavenças com seus vizinhos. Para que você possa resolver este problema, primeiramente é preciso que você entenda qual o motivo de seu cão estar latindo tanto. Os  tipos de latidos mais frequentes dos cães são:

Alerta
Uma caraterística própria dos cães,  é a de que são animais muito sociais. Por causa disso, quando presentem uma possível ameaça, o instinto o faz avisar os integrantes da matilha, no caso você e sua família.

Chamar sua Atenção
O latido é usado pelos cães para chamar a atenção para diversas situações, também para eles mesmos quando desejam que brinquem com eles ou receber carinho. Sempre fique atento aos latidos de seu cão, pois você pode ficar surpreso.

2. Mastigar

Mastigar é um movimento natural de todos os cães – é apenas uma parte de sua natureza. No entanto, mastigar pode rapidamente se tornar um problema de comportamento se o seu cão estiver causando estragos. As razões mais comuns pelas quais os cães mastigam são as seguintes:
• dentes de cachorro
• Tédio/excesso de energia
• ansiedade
• Curiosidade (especialmente cachorros)

Forneça muitos brinquedos para mastigar para incentivar seu cão a mastigar as coisas certas. Mantenha itens pessoais longe do seu cão. Quando você não estiver em casa, confine seu cão a áreas onde possa causar menos danos. Se você pegar seu cachorro mastigando a coisa errada, distraia-o rapidamente com um assobio. Em seguida, substitua esse item por um brinquedo. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer: certifique-se de que seu cão faça exercícios!

3. Ficar Cavando

Dada a chance, a maioria dos cães cavará até certo ponto – é uma questão de instinto. Algumas raças, como terriers, são mais propensas a cavar devido ao seu histórico de caça. Em geral, a maioria dos cães cava pelas seguintes razões:

• Tédio ou excesso de energia
• Ansiedade ou medo
• Instinto de caça
• buscar conforto (como se estabelecer [aninhar] ou se acalmar)
• Esconder pertences (como ossos ou brinquedos)

Se o seu cachorro cavar buracos no seu quintal, você pode ficar muito frustrado. Tente determinar a causa da escavação e, em seguida, trabalhe para eliminar essa causa raiz. Passe mais tempo com seu cão, dê-lhe mais exercícios e faça um treinamento extra. Se cavar for inevitável, reserve uma área onde seu cão possa saber que cavar é “certo”, como uma caixa de areia.

4. Ansiedade de Separação

A ansiedade de separação é um dos problemas de comportamento canino mais discutidos. As manifestações incluem vocalização, mastigação, micção e defecação em locais inapropriados, além de outras formas de perturbação que ocorrem quando um cão é separado de seu dono. Nem todos esses comportamentos são resultado da ansiedade de separação. Sinais de ansiedade de separação real incluem:

• Os cães ficam ansiosos quando o dono está prestes a sair
• O comportamento inadequado ocorreu nos primeiros 15 a 45 minutos após a saída do anfitrião
• O cachorro quer seguir o dono o tempo todo
• Os cães tentam tocar seus donos sempre que possível

A ansiedade de separação real (verdadeira ansiedade de separação) requer treinamento especializado, modificação de comportamento e exercícios de dessensibilização. A medicação pode ser recomendada em casos extremos, mas deve ser o último recurso.

5. Fazer Necessidades

A micção e a defecação inadequadas são um dos comportamentos caninos mais frustrantes. Eles podem danificar certas áreas de sua casa e tornar seu cão menos bem-vindo em locais públicos ou na casa de outras pessoas. É importante discutir esse comportamento com seu veterinário primeiro para descartar problemas médicos. Se nenhuma causa médica for encontrada, tente determinar a causa do comportamento, que pode ser um dos seguintes:

• • Rendimento/excitação para urinar
• marcadores de território
• ansiedade
• atrair atenção
• Falta de locais de descarte adequados

A excreção inadequada é inevitável em cachorros, especialmente antes das 12 semanas de idade. Cães mais velhos são uma história diferente – muitos precisam de mudanças sérias de comportamento para quebrar o hábito, porque muitas vezes você tem que mudar a forma como pensa sobre si mesmo.

6. Implorar

Implorar é um mau hábito, mas infelizmente muitos donos de cães o incentivam. Isso pode levar a problemas digestivos e obesidade. Os cães anseiam por comida porque adoram – mas restos de comida não são guloseimas, nem comida demais! Sim, é difícil resistir a esse olhar melancólico, mas ceder “só desta vez” pode causar problemas a longo prazo.

7. Perseguir Veículos

O desejo de um cão de perseguir um objeto em movimento é simplesmente uma manifestação do instinto predatório. Muitos cães perseguem outros animais, pessoas e carros. Tudo isso pode levar a resultados perigosos e devastadores! Embora você provavelmente não possa impedir seu cão de tentar persegui-lo, você pode tomar medidas para evitar um desastre.

• • Sempre mantenha seu cão na coleira ao caminhar
• Treine seu cão para vir quando chamado
• Tenha um apito à mão para chamar a atenção do cão.
• Fique atento e procure possíveis gatilhos, como corredores e ciclistas.
Sua melhor chance de sucesso é evitar que a perseguição saia do controle. O treinamento dedicado ao longo da vida do seu cão o ensinará a se concentrar em você antes de correr.

8. Pular nas Pessoas

Os filhotes pularam para encontrar sua mãe. Então eles podem pular e dizer olá para as pessoas. Um cão saltitante pode ser irritante, até mesmo perigoso. Existem muitas maneiras de impedir que um cachorro pule, e nem todas serão bem-sucedidas. Pular costuma ser um comportamento de busca de atenção, portanto, qualquer reconhecimento do comportamento do seu cão é uma recompensa! A melhor maneira de fazer isso: apenas se afaste e ignore seu cachorro. Não faça contato visual, fale ou toque no cão. Recompense-o calmamente quando ele relaxar e ficar parado. Não demorará muito para que seu cão receba a mensagem.

9. Morder

Os cães mordem por razões instintivas. Os filhotes mordem outros cães e pessoas como forma de explorar os arredores e aprender sobre seu lugar no grupo. Os proprietários devem mostrar a seus filhotes que morder e morder não é aceitável, ensinando maneiras de inibir a mordida. Além do comportamento de cachorro, a motivação para morder ou arranhar geralmente vem do seguinte:

• Medo ou Defesa
• Proteção da Propriedade
• Dor ou Doença
• Declaração de controle
• Instinto predatório
• Embora algumas raças sejam consideradas perigosas, criar legislação específica não é a melhor resposta. Os proprietários e os criadores são os únicos que podem ajudar a diminuir a tendência para qualquer tipo de cão a morder através de práticas de formação, socialização e reprodução adequadas.

10. Agressividade

A agressão do cão se manifesta por rosnar, rosnar, mostrar os dentes, atacar violentamente e morder. É importante saber que qualquer cão tem potencial para se tornar agressivo, independentemente da raça ou histórico. No entanto, cães com histórico de violência ou abuso e cães criados de cães com tendências agressivas têm maior probabilidade de exibir comportamento agressivo em relação a pessoas ou outros cães. Os motivos da agressão são basicamente os mesmos de um cachorro morder ou arranhar, mas, em geral, a agressão canina é um problema mais sério. Se o seu cão for agressivo, consulte primeiro o seu veterinário – pode ser devido a um problema médico. Em seguida, procure a ajuda de um terapeuta comportamental de cães experiente. Medidas sérias devem ser tomadas para manter os outros a salvo de cães agressivos!

Leia também:
10 Sinais Corporais que podem Mostrar o que seu Cão Está Pensando
20 Mitos e Verdades sobre Cães e Gatos
O Cão mais Querido do Brasil – O Vira-Lata
Dicas sobre Passeios com Gatos

share

NOSSO BLOG